sexta-feira, 31 de março de 2017

População aprova avanços na obra de requalificação da Avenida Beira-Rio, em Imperatriz

A Beira-Rio é um dos maiores pontos turísticos de Imperatriz. O local fica às margens do Rio Tocantins, segundo maior rio de extensão brasileira, que banha as cidades que compõem a Região Tocantina. Com o objetivo de requalificar o cartão-postal da cidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), vem avançando para entregar a primeira, das três previstas para a revitalização do espaço. O prazo de entrega desta fase é para julho deste ano.
Obra avança em ritmo satisfatório
“Nós intensificamos o ritmo da obra e em julho entregaremos a primeira etapa da Beira-Rio pronta, pondo fim ao perigo das erosões nas encostas e devolvendo a população de Imperatriz o cartão-postal da cidade e o principal espaço de entretenimento e lazer do município”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto. 
Em execução uma das partes mais importante da obra:a contenção das erosões
A Sinfra está trabalhando para realizar o serviço de terraplanagem da segunda lagoa, onde será construído um espaço com concha acústica, que vai incentivar a prática cultural e a integração social da cidade. Ainda nesta etapa, a Sinfra faz a contenção das erosões que ameaçavam a estrutura e a segurança de quem passa pela Avenida Beira-Rio. O investimento na primeira parte da obra é de R$ 3,1 milhões e tem recebido a aprovação de quem frequenta o local, seja a passeio ou para a prática de esportes.
Serviços estão avançados e têm previsão de entrega para julho
“Reformar a Beira-Rio significa  melhoria para toda a cidade, já que é uma das poucas alternativas de lazer”, disse a dona de casa Marly Marinho. Francisco de Assis Barbosa, membro da Associação dos vendedores ambulantes e prestadores de serviço da Avenida Beira-Rio, fala que “é indiscutível que essa requalificação da Beira-Rio é uma das melhores ações do Governo, em Imperatriz”.

Outras etapas

Nas demais etapas da obra serão construídos espaços de contemplação, compostos por praças e jardins descortinados. No centro, haverá a Praça do Sol e estacionamento com mais de 400 vagas; espaço para feiras populares; espaço de lazer infantil e uma passarela na lagoa. Além disso, haverá um ponto de apoio, destinado aos sanitários públicos, administração local, posto policial e posto de primeiros socorros.

Outro diferencial será a iluminação. Ao longo da área de passeio, serão colocados totens, no lugar dos postes tradicionais. A vida útil dos totens é quatro vezes maior e a economia de energia é de cerca de 70%. Para compor o paisagismo, haverá iluminação cênica, colocada próxima ao rio, vegetação e portais de entrada de estacionamento.

Beira-Rio

Depois de construída, em 1994, a Avenida Beira-rio nunca havia recebido uma intervenção tão estruturante. O local é palco de muita diversão, trabalho e exercícios físicos.
A Beira Rio nunca havia recebido uma intervenção desse porte
A Beira-rio já acomodou circos, trios elétricos, shows e festivais musicais, bem como desfiles de blocos e escolas de samba. Hoje, centenas de pessoas trabalham em barracas onde vendem comidas típicas e bebidas, além dos camelôs, bares, quiosques e as famosas peixarias. A vista para o rio Tocantins - que faz divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins – é pano de fundo dos amantes do local.

Janaina Amorim / ASCOM

Nenhum comentário: