segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Governo deve concluir primeira etapa da Obra de revitalização da Beira Rio em julho deste ano

A revitalização da Beira-Rio é um sonho antigo dos moradores de Imperatriz. O local é um dos cartões postais de Imperatriz e o histórico marcado pelo descaso está prestes a terminar. O Governo do Estado por meio da secretaria de estado da Infraestrutura deve concluir até julho de 2017 a primeira etapa da reforma, uma das partes mais importantes da obra: a contenção das erosões, que ameaçava parte significativa da estrutura existente da avenida e também a segurança dos moradores.
O investimento é de R$ 3,1 milhões, só nesta fase. “O governo tem intensificação a revitalização e construção de espaços de lazer e cultura fortalecendo a vivência entre as pessoas e a melhoria da qualidade de vida da população. Entregamos praças em Timon, Parnarama, Matões, São Luís, além de outros locais e agora chegou a vez de Imperatriz ser contemplada com a revitalização da principal área de lazer da cidade”, destacou o secretário de estado da Infraestrutura Clayton Noleto.
Construída em 1994, a avenida Beira-rio é um dos principais pontos de lazer – onde são realizados os principais eventos públicos da cidade. É também uma das alternativas preferidas para a prática de exercícios físicos. Porém, antes dessa, nenhuma grande reforma foi realizada. “Trabalho aqui há 18 anos, mas frequento há mais tempo. A única obra que vi foi a reforma desse calçadão”, conta o autônomo Edizio Dantas. Ele vende comida todos os dias no local e disse que está contente em ver os serviços acontecendo. “Um espaço melhor, atrai mais renda. Um negócio desse só vai melhorar a nossa vida”, avalia.
Com a revitalização, a Beira-Rio vai ganhar novos espaços, como sequência de espaços de contemplação composto por praças e jardins descortinados; no centro, haverá a Praça do Sol; estacionamento com mais de 400 vagas; espaço para feiras populares; espaço de lazer infantil e uma passarela na lagoa. Haverá também um espaço de apoio, destinado aos sanitários públicos, administração local, posto policial e posto de primeiros socorros.
Toda a iluminação da avenida será modificada. Haverá quatro tipos: Totem de marcação – com nove metros de altura, demarcam o ritmo ao longo do percurso, iluminação cênica – no rio, vegetação, portais de entrada, iluminação das pistas de caminhada e iluminação estacionamentos e passagens de pedestre.
A dona de casa Maria José Ferraz revela que está contando os dias para ver os netinhos brincando no novo espaço. “Tudo que vem para melhorar, a gente só tem a agradecer. Vamos ter aqui uma área linda, vai valorizar nossas casas, nossa vista e nossos netos vão ter um local bacana para brincar”.

Fonte: Janaína Amorim

Nenhum comentário: